Avenida Recanto das Emas, Quadra 301, Lote 26
(61) 3575-4125 / 3575-4119
contato@cocris.org

COMPLIANCE

A cultura ética e transparente da Associação Beneficente Coração de Cristo é constituída no dia a dia, com o engajamento de colaboradores, parceiros, fornecedores e doadores na adoção de práticas idôneas que reforçam nossos valores.

 Este programa teve seu surgimento com o Decreto 8.420/2015, que regulamentou a Lei Anticorrupção 12.846/2013.

Programa de Integridade

Para o sucesso do programa é necessário o desenvolvimento de cinco ações ou pilares, que devem ser realizadas simultaneamente, de forma integrada. Elas funcionam como os pilares de uma construção, em que quando não há um, a construção não permanece em pé.

São eles:

  1. Comprometimento e apoio da alta direção;
  2. Instância responsável;
  3. Análise de perfil e riscos;
  4. Estruturação das regras e instrumentos;
  5. Estratégias de monitoramento contínuo.

O que é?

É uma política interna, responsável por garantir o cumprimento de todas as regulamentações externas, além das regras internas da própria empresa. Observa e aplica os processos determinados pelos órgãos reguladores, além de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Objetivo:

Consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.

Ou seja, seu objetivo é prevenir e combater atividades ilícitas dentro de uma empresa privada, e que, por vezes, acabam impactando o setor público, como: corrupção de agentes públicos, fraude em processo licitatório, embaraço às atividades de investigação ou fiscalização, entre outras.

 

Núcleo de Integridade é o departamento responsável pela gestão do Programa de Integridade.