A cultura ética e transparente da Associação Beneficente Coração de Cristo é constituída no dia a dia, com o engajamento de colaboradores, parceiros, fornecedores e doadores na adoção de práticas idôneas que reforçam nossos valores.
Este programa teve seu surgimento com o Decreto 8.420/2015, que regulamentou a Lei Anticorrupção 12.846/2013.
Programa de Integridade
Para o sucesso do programa é necessário o desenvolvimento de cinco ações ou pilares, que devem ser realizadas simultaneamente, de forma integrada. Elas funcionam como os pilares de uma construção, em que quando não há um, a construção não permanece em pé.
São eles:
- Comprometimento e apoio da alta direção;
- Instância responsável;
- Análise de perfil e riscos;
- Estruturação das regras e instrumentos;
- Estratégias de monitoramento contínuo.
O que é?
É uma política interna, responsável por garantir o cumprimento de todas as regulamentações externas, além das regras internas da própria empresa. Observa e aplica os processos determinados pelos órgãos reguladores, além de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
Objetivo:
Consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.
Ou seja, seu objetivo é prevenir e combater atividades ilícitas dentro de uma empresa privada, e que, por vezes, acabam impactando o setor público, como: corrupção de agentes públicos, fraude em processo licitatório, embaraço às atividades de investigação ou fiscalização, entre outras.